O Brincar e a Criança!



Brincar é uma atividade lúdica que para a criança é um principal meio de expressão, que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e as coisas do mundo. Contribui auxiliando na boa formação infantil, nas esferas: intelectual, cognitiva, emocional, social e física. Ao oferecermos as crianças a oportunidade de brincar oferecemos uma perspectiva de vida melhor, oferecemos muito mais do que o ato em si, podendo expressar e concretizar criativamente os recursos internos de que disponibilizam.


O brincar é tão importante quanto estudar sendo uma atividade exploratória, que permite dar sentido ao seu mundo.


A prática do brincar atua como um fator primordial no desenvolvimento e aprendizagem infantil, envolvendo toda a comunidade sendo: familiar, escolar e social. Brincar é uma linguagem universal, facilita o crescimento e conduz a relacionamentos grupais é uma forma de comunicação com os outros e consigo mesmo, não é algo só subjetivo ou objetivo, mas se constituem justamente em um espaço potencial entre o eu e o não eu, que vão se formando à medida que o brincar se desenvolve de forma criativa e original.


A criança encontra o eu através da descoberta do outro, das relações com o mundo físico e social, ela acredita ser capaz de criar e controlar a realidade externa, esse espaço de ilusão corresponde ao sentimento de onipotência, constitui a base da experiência lúdica.

Portanto devemos incentivar as brincadeiras pois é através delas que as crianças, são capazes de expressar todas os seus sentimentos e realizar a sua própria construção como pessoa.


Andrea Naves Müller

3 visualizações
Contado da Cris
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

ATENÇÃO

Todos os serviços e produtos oferecidos pelos participantes da rede BRIDGET'S BRASIL, são de inteira responsabilidade dos mesmos.

Alphaville  - SP - Brasil

brasilbridgets@gmail.com